segunda-feira, 2 de julho de 2012

Roubará o homem a Deus?



Dízimos e ofertas!

O que sabemos sobre Dízimos?


Aqui nesse espaço na internet quero mostrar minha plena insatisfação ao que tem sido feito com os dízimos e ofertas da casa do Senhor!

Gostaria de falar na minha 1ª postagem sobre a questão dos dízimos. Você que está lendo por acaso você sabe porque o dízimo existe nas igrejas?

Vamos começar falando de onde veio o dízimo!

A Bíblia cita que Caim e Abel apresentaram suas primícias (ofertas), fala também que Abraão que deu a Deus 10%  (dízimo) de tudo o que ele tinha (como forma de gratidão a Deus). Logico que até ai não era uma lei dar dízimos. Mais lá na frente a história mostra que o povo de Israel crescia. Saíram do Egito e viveram no deserto por 40 anos.  No deserto ainda Moisés um grande líder do Senhor, recebeu leis para o povo israelita. Uma dessas leis era a questão dos dízimos e as ofertas Dt (14. 28). A partir dai o dízimo passa a ser uma lei para o povo de Israel. Repito para o povo de Israel até então!
Um fato que temos que dar toda a importância é o que era realizado com o dízimo. O povo tinha 12 tribos uma das tribos ficou destinada a adoração e ao sacerdócio, a tribo de Levi. Essa tribo não recebeu herança de terra para cultivar trabalhar e de lá tirar seu sustento, apenas para morar logo se eles não trabalhassem como iriam comer, viver com suas famílias. Então Deus que se preocupa com todos deixou determinado que a tribo de Levi não trabalharia nem teria parte na herança como as outras tribos. Porém receberiam os dízimos (10% de todas as outras tribos para sobreviver com suas famílias e trabalhar apenas na obra, nos sacrifícios, na purificação de Israel). Deus deixou determinado também que no ano da colheita o  Levita iria receber o dízimo e repartiria com o órfão a viúva e o estrangeiro, porque era a classe pobre de israel. Pense comigo se uma mulher ficava viúva como ela iria sustentar? Já que mulher não faz serviços braçais como o homem, como iria cuidar da terra para o sustento?
se uma criança perdia seus pais como se sustentaria? Logo Deus se preocupou com todas as classes e instituiu o dízimo em Israel para isso.
Creio que ficou bem claro o papel dos dízimos em Israel no começo.
Lá em Malaquias inclusive um versículo (Ml 3.10) muito citado por pastores "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes." Israel vivia  outros momentos. Israel voltava da Babilônia onde ficou presa por muitos anos. Jerusalém estava sendo reconstruída e a fé esta sendo restaurada no meio do povo. Um belo dia Deus levanta o Profeta e faz a declaração escrita no verso acima. Tudo isso porque o Povo estava sendo infiel a Deus. O povo de Israel vivia momentos de descrença. seus pais que tinham visto o mar se abrir milagres tinham morrido. e a geração que estava em Israel era uma geração que nascera na Babilônia. Deus estava falando através do Profeta que assim como ele fez no passado se o povo o buscasse e seguisse os ensinamentos deixado por Ele por seus servo Moisés Deus o abençoaria e tiraria deles qualquer tipo de embaraço (devorador, maldição), E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos. 
Malaquias 3:11-12
Bem no antigo testamento creio que tudo está explicado as leis de Moisés para toda a nação Israelita!
Mais vamos agora para o Novo Testamento!
No novo testamento até ser instituída a Igreja Primitiva Cristã, ou seja, a Igreja de Jesus que veio logo após a sua ascensão para os céus e inaugurada no dia de Pentecoste, os dízimos continuaram sendo através das leis de Moisés para os israelitas. Mais com a Igreja Cristã agora instaurada pelos Apóstolos foi criada uma nova forma de dizimar pelos Apóstolos. Já não era 10% da renda mais eles formaram comunidades onde tudo o que tinham era de todos. Um regime socialista criado por eles. Os cristãos vendiam tudo o que tinham e colocavam aos pés dos Apóstolos e era repartido para todos de acordo com as necessidades de cada um. Continuavam pensando no social regimes diferentes da igreja mais até ali tudo o que pensavam era no social. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Atos 2:
Agora uma pergunta, tudo isso para se chegar a esta bendita pergunta?
E hoje hein?
Se pensa no social?
As igrejas me parece como empresas. Eu sei que isso ofende muitas pessoas mais a verdade tem que ser dita. O Social "foi pro brejo" o que vale hoje é crescer num ministério que consiga membros para dizimarem mais, para se construir mais templos, para gerar mais lucros, mais à Igreja continua com as viúvas e órfãos, os levitas já não existem mais nas igrejas cristãs (levita tribo de Levi, por favor não confunda). Mais ninguém liga pros pobres. Deixe que o governo cuide deles. Afinal a Igreja não tem "responsabilidades" com seus membros, nessa parte não. só no "espiritual"!
O fato é que no século 21 esquecemos tudo isso e a Instituição Igreja virou uma empresa. Isso mesmo empresa, onde, os pastores são os vendedores Jesus é o produto ("com promessas"),  e, você meu caro é o  publico alvo! 
Vou usar aqui a frase de Jesus: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. 
Mateus 23:23

Sábio Jesus!

Mais a pergunta do nosso tema é: Roubará o homem a Deus?
Eu lhes afirmo com minha fé que roubam sim. Tanto os que retém aquilo que não lhes pertence! Quanto os que administram de forma ilícita!
Trízimo é brincadeira? Fala sério!
Eu particularmente amo a palavra do Silas tenho livros muito bons mesmo, mais não consigo entender esse vídeo quer dizer que a benção financeira só é pra quem doar 900,00 reais? e quem ganha salário minimo não será abençoado? gosto da oferta da viuvá pobre pois pra Jesus valeu a intenção dela! Amém!
Sem comentários!

Creio que mesmo assim a maioria das igrejas ainda sim não sabem administrar os dízimos. Ta na hora de pararmos de ser Empresa e começar a trabalhar o social!

x

Nenhum comentário:

Postar um comentário